Ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins conta a história do Brasil por meio de músicas e reúne mais de 1,1 mil canções em três volumes; em entrevista para comentar o lançamento, ele diz que “se Lula não tivesse sido eleito em 2002, o Brasil tinha explodido” e que as músicas da época diziam isso; "Para mim é uma coisa evidente. Não tenho dúvida nenhuma, você sente!"
O ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, Franklin Martins, fez o que muita gente pensava ser quase impossível: contar a história do Brasil por meio de músicas relacionadas com algum momento da história brasileira.
O resultado, nada menos que mais 1,1 mil canções – desde 1902, quando foi feito o primeiro registro em áudio do Brasil – é uma coleção, compilada e dividida em três volumes, intitulada "Quem foi que inventou o Brasil? A música popular conta a história da República".
Em uma longa entrevista concedida ao jornal El País, o jornalista conta o processo de resgate das músicas que resultou na coleção publicada pela Editora Nova Fronteira, além de realizar uma análise sobre a situação política atual.
Ao comentar a situação crítica do País há cerca de 15 anos, ele afirma: "Para mim é uma coisa evidente: se o Lula não tivesse sido eleito em 2002, o Brasil tinha explodido. Não tenho dúvida nenhuma, você sente!". Segundo ele, as músicas da época diziam isso.
"Alguma coisa ia acontecer. É evidente que aquilo caminhava para uma explosão", acrescenta, lembrando que um trecho da música "Eu só quero é ser feliz", que na verdade se chama "Rap da felicidade", diz: "trocada a presidência, uma nova esperança", "se eles lá não fazem nada, faremos tudo daqui".
Leia aqui a íntegra.
(Brasil 247)
Nenhum comentário:
Postar um comentário